Passando por uma crise de saúde e econômica, o Brasil está com mais de 13 milhões de desempregados. Mas o que muitos não sabem é que estando desempregado, existe a possibilidade de ter acesso algum dos benefícios do Governo Federal.
Para que você entenda melhor essa situação, esse artigo de fácil entendimento está à disposição.
De acordo com o IBGE, o Brasil possui nos dias atuais mais de 13 milhões de desempregados. Essa quantidade de desempregados foi causada pela crise de saúde e econômica.
Além disso, muitas pessoas estão fazendo o famoso “bico”, ou melhor, vivendo de trabalhos informais. Esse modelo de trabalho tem ajudado as pessoas a manter as obrigações de casa.
E muita gente além de trabalhar informalmente, busca algum tipo de benefício do Governo Federal para complementar a renda. Contudo, mesmo se encontrando nessa situação, muitas pessoas não sabem que a possibilidade de ter um dos benefícios do Governo está disponível e a mesmo quem está desempregado, também não conhece essa informação.
Estou desempregado, o que tenho direito?
A primeira coisa a ser dita é que desemprego significa que o trabalhador está sem trabalhar informalmente ou sem direitos na CLT (Carteira de Trabalho).
O desemprego é uma situação ruim para o trabalhador, para o Governo e para a sociedade. Dessa forma, quando essa situação é alarmante ou desesperadora, o Governo fornece alguns benefícios visando atender essas pessoas. Além disso, ele também divulga alguns benefícios existentes.
O primeiro passo para acessar algum Programa Social ou algum benefício do Governo é necessário se inscrever no Cadastro Único e ter ainda o Cartão Cidadão.
E o que é Cartão Cidadão?
O Cartão Cidadão é um dos cartões mais importantes disponíveis para as pessoas. Através dele é possível acessar Programas Sociais ou benefícios do Governo Federal.
Confira alguns benefícios do Cartão Cidadão:
● FGTS;
● Bolsa Família;
● Abono Salarial;
● Seguro Desemprego;
● PIS/Pasep;
● Entre outros.
Outra coisa importante é que o Cartão Cidadão é fornecido pela Caixa Econômica para os trabalhadores. Sendo assim, saques podem ser realizados em alguma agência da Caixa.
Além disso, o Cartão Cidadão deve ser usado por qualquer pessoa que tenha direito a algum benefício do Governo Federal.
E como solicitar o Cartão Cidadão?
Para solicitar o Cartão Cidadão e acessar algum benefício do Governo, a pessoa deve fazer os seguintes passos:
● Telefonar para Caixa Econômica
● Deve ter o NIS (Número de Inscrição Social) ou NIT (Número de Inscrição do Trabalhador)
● Cadastrar na Caixa todos os dados pessoais corretamente
● Se dirigir até uma agência Caixa para solicitar
● Se ligar, esperar para ser atendido. Muitas pessoas também podem estar pedindo
● Estar com o número do PIS nas mãos
● Deve-se conferir todos os documentos necessários: RG, CPF, carteira de trabalho, certidão de casamento ou nascimento
● Comprovante de endereço: água, luz, telefone da residência ou IPTU
Cadastro Único
Pelo Cadastro Único, famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa e famílias com renda total de até três salários mínimos, tem acesso a algum benefício do Governo.
É obrigatório ainda estar inscrito no Cadastro Único para ter algum Programa Social ou algum benefício do Governo. Essas opções são validas para quem está desempregado.
E desempregado tem direito Auxílio Moradia?
O programa Auxílio Moradia está disponível para quem perdeu a casa por causa de algum desastre natural, como: incêndios, desabamentos, entre outros. O Auxílio Moradia também está disponível para quem perdeu o imóvel e teve que deixa-lo.
É importante entender ainda que o Auxílio Moradia é um benefício temporário e o tempo de recebimento é definido de acordo com cada munícipio. Vale salientar que a moradia é um dos direitos garantidos pela Constituição Federal. Sendo assim, os municípios tem respaldo para fornecer esse benefício para famílias.
Outra informação importante é que não são todos os estados que fornecem Auxílio Moradia, ou seja, é de suma importância confirmar e verificar com a prefeitura do município e com o Governo do estado que cada pessoa mora.
Como receber Benefícios Sociais se estou desempregado?
Algumas cidades disponibilizam até cursos remunerados para pessoas que estão desempregadas. E para ter acesso a essa informação, é necessário realizar uma consulta com a assistência social de sua cidade ou na própria prefeitura.
● Procure o CRAS de sua cidade e faça o cadastro
● Leve os documentos necessários para fazer o primeiro cadastro: CPF e Titulo de Eleitor da pessoa responsável pela família
● Leve o documento de cada membro familiar: RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho, comprovante de residência e o Cartão Cidadão
Vale salientar que depois de fazer o primeiro cadastro, outros documentos também poderão ser solicitados.
Após fazer o cadastro, sua família poderá ter algum benefício do Governo, inclusive, as pessoas que estão sem emprego.
Acesse o site da Caixa e solicite seu Cartão Cidadão.