Já pensou em ser impedido de prestar concurso público? Ou abrir conta em um banco, solicitar crédito, tirar carteira de trabalho e mesmo tirar passaporte? Essas são apenas algumas das atividades que não podem ser realizadas por quem não tem Cadastro de Pessoas Físicas, ou seja, o CPF.
O documento, que possui 11 dígitos, é fornecido pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda, obtido por uma base de dados da Receita. Inicialmente, sua principal ideia era identificar o indivíduo juntamente a Receita Federal para fins tributários, no entanto, atualmente é utilizado como uma espécie de chave de identificação de Pessoas Físicas.
O que é CPF?
Como citado anteriormente, o CPF é um número cadastral que ajuda a controlar e identificar todas as Pessoas Físicas que moram em território nacional. Vale lembrar que o documento é obrigatório para todo e qualquer cidadão brasileiro com idade maior de 12 anos.
No CPF, os dois últimos números são de verificação, enquanto o terceiro dígito indica a unidade federativa em que o cidadão se registrou pela primeira vez.
Agora, basta acessar o site da Receita Federal (https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/inscricaopublica/inscricao.asp) e solicitar o seu.