O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda que traz diversas políticas públicas de assistência social, saúde, educação e emprego. O benefício ficou no lugar do Bolsa Família e a ideia é atender as famílias que estão em condição de fragilidade social.
O Auxílio Brasil prevê atender em torno de 17 milhões de famílias e o valor é de R$ 600,00 reais.

Abonos dentro do programa Auxílio Brasil
Benefício Primeira Infância
Voltado para as famílias com crianças com idade menor que 3 anos.
Benefício Composição Familiar
Assegurado para os jovens com idade de 18 a 21 anos incompletos. Segundo o governo, o intuito é incentivar esses cidadãos a concluir um nível de escolaridade formal.
Benefício de Superação da Extrema Pobreza
Assegurado às famílias que, mesmo após receberem os benefícios acima, continuam se encaixando na linha da extrema pobreza. O apoio financeiro não é limitado ao número de membros da família.
Auxílio Esporte Escolar
É destinado aos estudantes com idades de 12 a 17 anos incompletos, que se sobressaem nos Jogos Escolares Brasileiros e são membros de famílias que estão recebendo o Auxílio Brasil.
Bolsa de Iniciação Científica Júnior
É voltada para estudantes que têm boa performance em competições acadêmicas e científicas e que estão recebendo o Auxílio Brasil. A transferência do montante será realizada em 12 parcelas todos os meses. Não existe um número definido de beneficiários por grupo familiar.
Auxílio Criança Cidadã
É destinado ao responsável pela família que tenha criança com no máximo 48 meses incompletos. Nessa situação, a pessoa pode conseguir uma fonte de renda, mas não encontrou vaga em creches públicas ou privadas de rede conveniada. O provento será pago até a criança chegar a 48 meses de vida e o limite de beneficiários por grupo familiar é determinado.
Auxílio Inclusão Produtiva Rural
Assegurado aos agricultores familiares inscritos no Cadastro Único e tem duração de no máximo 36 meses.
Auxílio Inclusão Produtiva Urbana
Garantido aos beneficiários do Auxílio Brasil que comprovarem vínculo empregatício formal.
Benefício Compensatório de Transição
É destinado aos beneficiários do Bolsa Família que perderem parte do valor que recebeu depois do enquadramento no Auxílio Brasil. O provento será pago no tempo de implementação do novo programa e permanece até que aconteça o aumento no montante recebido pela família.
Acesse o site da Caixa Econômica (https://www.caixa.gov.br/programas-sociais/auxilio-brasil/perguntas-frequentes/Paginas/default.aspx#como-se-candidatar) para obter mais informações e se cadastrar.