Não Recebeu O Seguro Desemprego? Consulte Pelo Aplicativo E Dê Entrada

Muitas pessoas solicitaram o Seguro Desemprego, mas ainda não conseguiram ter uma resposta. Sendo assim, essas pessoas podem consultar o Seguro Desemprego pelo aplicativo Caixa que está disponível para celular Android e IOS.

É importante entender também que o Seguro Desemprego está disponível para o trabalhador por um determinado período de tempo. Esse tempo visa atender o trabalhador até ele encontrar um novo emprego. E dentro das suas regras pra receber, o trabalhador terá direito apenas se for demitido sem justa causa.

Preparamos esse artigo para as pessoas que estão desempregadas consultar o Seguro Desemprego pelo aplicativo, consultar como está a solicitação e dar entrada.

Como fazer a consulta do pedido do Seguro Desemprego?

O Seguro Desemprego pode ser consultado através do aplicativo Caixa Trabalhador. Para isso, é necessário baixar o aplicativo no celular e procurar pela aba “Seguro Desemprego”. Nele, a opção “consultas” deve ser clicada. Ela fica na página inicial do aplicativo, assim que o trabalhador acessar o APP.

O trabalhador vai verificar se pode receber, vai saber o valor e a quantidade de parcelas que tem direito.

E quem pode dar entrada no Seguro Desemprego?

Para conseguir o Seguro Desemprego, o trabalhador que está sem emprego, quando solicitar, deverá ter recebido salários como pessoa jurídica ou pessoa física da seguinte maneira:

  • Deve ter trabalhado 12 meses dos últimos 18 meses imediatamente a data que foi dispensado se for a primeira solicitação
  • Deve ter trabalhado 9 meses dos últimos 12 meses imediatamente a data que foi dispensado se for a segunda solicitação ou
  • Deve ter trabalhado 6 meses imediatamente a data de dispensa nas demais solicitações

Além disso, o trabalhador não pode ter renda própria para sustentar a família e não pode estar recebendo o BPC (Benefício de Prestação Continuada) da Previdência Social. A exceção é a Pensão por Morte ou Auxílio-Acidente.

E como solicitar o Seguro Desemprego?

O trabalhador pode solicitar o Seguro Desemprego pelo portal do Governo. Para isso, é necessário fazer o cadastro para acessar o serviço. Deve-se ainda informar o CPF, nome completo, telefone e o e-mail.

Outra maneira de dar entrada no Seguro Desemprego é pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado nos telefones com sistema IOS e Android.

E se o trabalhador preferir, pode ligar para o telefone 158 para tirar mais dúvidas sobre o Seguro Desemprego.

A ligação é totalmente gratuita.

Solicitação do Seguro Desemprego

Outra maneira para dar entrada no Seguro Desemprego é através do agendamento na Caixa Econômica. Acessando o site, é preciso ir até página do estado de solicitação da pessoa.

E ao acessar essa página, é necessário fornecer o estado e município, o modelo de serviço desejado (selecionar Seguro Desemprego), e em seguida deve digitar o código de segurança que irá aparecer.

É importante selecionar a melhor data e o melhor horário no seu agendamento.

Para ter informações e esclarecimentos sobre como agendar o Seguro Desemprego ligue para o telefone da Caixa: 0800 726 0101 ou 0800 725 7474.

Documentos necessários para solicitar o Seguro Desemprego

O trabalhador que solicitar o Seguro Desemprego vai receber o pagamento mensal de acordo com uma média dos últimos três meses trabalhados.

É necessário também fornecer os seguintes documentos:

  • Os últimos contracheques ou holerites antes da demissão ter ocorrido
  • Carteira de Trabalho atualizada
  • Comprovante de Residência atualizado com menos de 90 dias
  • RG – Documento de Identidade
  • CPF
  • Cartão PIS/Pasep
  • Documento para comprovação do grau de escolaridade
  • Extrato FGTS ou outro documento que comprove os depósitos realizados
  • O Requerimento do Seguro Desemprego fornecido pela empresa no momento da demissão

OBS: se o trabalhador voltar a trabalhar enquanto está recebendo o Seguro Desemprego, ele deve informar imediatamente a Caixa Econômica que está trabalhando.

É muito importante o trabalhado atender as condições exigidas pela Caixa para poder receber o Seguro Desemprego. E toda a documentação deve estar correta para que a solicitação seja mais rápida e segura.

Veja também:

E onde posso sacar o Seguro Desemprego?

O trabalhador pode sacar o Seguro Desemprego na Casa Lotérica, Autoatendimento da Caixa ou em qualquer agência Caixa Econômica.

O trabalhador deve levar o Cartão Cidadão com a senha cadastrada.

Acesse o SITE DA CAIXA para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima