Veja A Importância Do Número Do Seu NIS

O Número de Identificação Social, ou simplesmente NIS, é uma numeração de cadastro da Caixa Econômica para identificar as pessoas que trabalham em empresas privadas. Através do número do NIS, elas têm acesso a Benefícios Sociais, como: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Carteira do Idoso, Tarifa Social de Água, Isenção da Taxa de Inscrição de Concurso Público, etc.

O trabalhador que tem registro na Carteira de Trabalho terá a numeração NIS (Número de Identificação Social) vinculado e junto ao Abono Salarial PIS (Programa de Integração Social). Sendo assim, o trabalhador terá acesso ao Seguro Desemprego, Abono Salarial, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviços), entre outros.

Benefícios Sociais pelo número do NIS

São vários Benefícios Sociais através do número do NIS, veja:

– PRONATEC;

– Minha Casa Minha Vida

– Carteira do Idoso;

– Bolsa Família;

– Projovem Trabalhador;

– Aposentadoria por Baixa Renda;

– Garantia Safra

– Tarifa Social de Conta de Água;

– Bolsa Estiagem;

– Isenção do Pagamento da Taxa de Inscrição de Concurso Público;

– Carta Social;

– Programa de Cisterna;

– Bolsa Estiagem;

– Bolsa Verde.

Mas o que é NIT?

Os profissionais autônomos que que não possuem Carteira de Trabalho assinada terá o número do NIS, que é pela Previdência Social INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O NIT não está ligado e não está junto ao PIS. Dessa forma, se uma empresa contratar um profissional individual, ela deve fazer o cadastro desse funcionário através do NIS, fazendo com que o INSS e o FGTS do funcionário estejam garantidos.

Além disso, é importante entender que a empresa é responsável pelo cadastro do trabalhador no NIS, ou seja, não é o trabalhador que faz o cadastro do NIS.

Número do NIS para o Cidadão

O número do NIS é usado pelo Banco Caixa Econômica. Essa numeração serve para identificar o trabalhador no recolhimento e no recebimento do FGTS, Abono Salarial, Seguro Desemprego e para se aposentar.

As pessoas que são cadastradas e tem a numeração NIS, podem ter direito aos Benefícios Sociais ou vai usar o NIS como chave de identificação para as políticas públicas.

Além disso, o NIS é usado para o trabalhador ou o cidadão tirar documentos pessoais, como a Carteira de Trabalho, ou seja, a pessoa pode ter o NIS mesmo sem estar trabalhando.

E se a pessoa começar a trabalhar, a numeração NIS deve ser informada a empresa quando o trabalhador for contratado.

Tem algum documento que comprove o cadastro do NIS? Não existem documento que comprove o cadastro da numeração NIS. O número está disponível pala conexão social e a pessoa responsável pelo cadastro.

A segunda via do número do NIS pode ser pedida?

A qualquer momento a numeração NIS pode ser pedido em uma agência da Caixa Econômica, sendo necessário mostrar um documento de identificação do trabalhador.

E qual é a diferença entre o NIS e o PIS?

O NIS é uma numeração de identificação da pessoa para que ela tenha direito a Benefícios Sociais. Sendo assim, uma pessoa ao conseguir um emprego, a inscrição do PIS é feita no Programa de Integração Social, que é o PIS.

Uma inscrição PIS é uma inscrição NIS com informações do vínculo empregatício do trabalhador.

Veja também:

NIS – mais informações 

No SITE DA CAIXA, quem é trabalhador ou não, tem mais informações sobre o número do NIS e como se cadastrar. Mas de achar melhor, ligue para a Caixa Econômica para saber mais informações.

– 0800 726 0101: SAC.

– 0800 725 7474: Ouvidoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima