Prótese Ortopédica Gratuita – Veja Como Conseguir Pelo SUS  

Voltar a andar, praticar exercícios físicos e ter de volta uma vida normal e se inserir na sociedade, muitas vezes não é possível por causa da falta de uma Prótese Ortopédica.

No entanto, o Governo disponibiliza Prótese Ortopédica sem custo algum pelo SUS.

Segundo a Lei 8.213/91, nos artigos 89 e 90 (Lei de Benefícios da Previdência Social), o INSS disponibiliza esse benefício gratuitamente. Sendo assim, perna e braço mecânicos, cadeiras de rodas e alguns outros tipos de próteses, devem estar à disposição e atender pessoas de baixa renda.

Além disso, órteses, aparelhos ortopédicos estão disponíveis para dependentes e para segurados.

E para isso, a pessoa deve estar contribuindo com a Previdência Social ou deve ser segurados pela Previdência Social. Outra informação muito importante é que os dependentes dos segurados também têm direito, assim como aposentados e pensionistas.

E se o paciente não se encaixar nas opções acima?

A Prótese Ortopédica está disponível para pessoas que nasceram sem um dos membros ou tiveram que amputar algum deles.

As Próteses Ortopédicas estão disponíveis para pessoas de baixa renda, sendo uma atuação conjunta entre o Ministério da Saúde juntamente com o SUS.

Além disso, para que o paciente fique em melhores condições, a Secretária de Saúde dos estados disponibiliza um médico para que esse paciente seja acompanhado na reabilitação. Isso visa garantir mais segurança.

O objetivo da Prótese Ortopédica é aumentar a qualidade de vidas dessas pessoas e inseri-las na sociedade com mais participação em tudo que envolve um cidadão no dia a dia.

E como funciona o processo para requerer a Prótese Ortopédica

Todo mundo sabe que atividades físicas são indicadas para pessoas de todas as idades e que seus benefícios são infinitos. E para as pessoas que estão sem algum membro também é muito importante.

Atividades físicas ajudam no aumento de força, na coordenação motora, ajuda a melhorar a habilidade, proporciona mais independência e equilíbrio, e mais que isso: colocam a pessoa de volta na sociedade.

A colocação da Prótese Ortopédica consiste nos seguintes passos:

1 – Reabilitação;

2 – Tratamento;

3 – Obtenção de prótese ortopédica;

4 – Acabamento cosmético.

A colocação da Prótese Ortopédica pelo SUS ainda passa pela escolha daquela que melhor se enquadra no perfil de cada pessoa, ou seja, um tratamento cosmético.

O receber a Prótese Ortopédica, a pessoa tem a possibilidade de escolher uma personalizada e o melhor: gratuitamente.

Existem várias opções no mercado, sendo a mais procurada a de espuma. Ele atende quase que perfeitamente quando falamos em tamanho e volume.

Veja também:

Solicitação da Prótese Ortopédica

Nas agências do INSS é possível requerer a Próteses Ortopédica. Vale salientar que o solicitante ser segurado do SUS. Ele ainda poderá pedir se for contribuinte, aposentado ou pensionista.

Mas se a pessoa preferir, ele pode pedir pelo SUS. Ele deve ir até a unidade de saúde mais próxima de sua casa e em seguida, uma consulta com o médico PSF será realizada ou uma consulta com um médico credenciado pelo próprio SUS.

Em caso de mais dúvidas, acesse o site oficial do Ministério do Desenvolvimento.

Endereço: Ministério da Saúde – Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Térreo, Brasília/Distrito Federal.

Telefone disque saúde: 136. A ligação é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima