auxílio maternidade

Veja O Valor Que Uma Mãe MEI Tem Direito De Auxílio Maternidade

Uma das condições mais buscadas atualmente pelos profissionais é se tornar MEI, ou seja, Micro Empreendedor Individual. Sendo assim, muitas mulheres estão se virando MEI. No entanto, muitas não sabem qual é o valor que tem direito caso se torne mãe.

Para as mães que querem se virar ou que já são MEI, esse artigo foi criado para mostrar como funciona o Auxílio Maternidade e ainda como dar entrada.

Antes de tudo, é importante saber que virar MEI dá muito mais possibilidade de pagar os tributos para o Governo, sendo ainda uma condição muito mais simples para abrir ou começar uma empresa.

Dessa forma, muitas mulheres estão se tornando MEI, ou seja, estão deixando de ser um trabalhador informal e estão investindo e trabalhando em seu próprio negócio.

E boa parte dessas mulheres que são mães ou desejam ser mães, tem direito ao Auxílio Maternidade, que é um dos principais benefícios disponíveis do Governo após o filho nascer.

Mas, o benefício do Auxílio Maternidade ainda causa dúvidas, como: valor ou ainda por quanto tem direito ao receber.

Ah, e no momento do nascimento de um filho, o Auxílio Maternidade é de suma importância porque as mães passam a ter custos mais elevados e o dinheiro acaba ficando mais curto.

Auxílio Maternidade: toda mãe MEI pode receber?

auxílio maternidade

Para ter o Auxílio Maternidade é obrigatório que a mãe MEI tenha trabalhado por pelo menos 10 meses antes de da entrada.

Porém, isso pode ser problema, já que muitas mães viraram MEI pouco tempo antes de terem sido mãe. Se for levado o tempo de gestação de 9 meses, é possível notar que bastaria apenas ter um mês de MEI para dar entrada no Auxílio Maternidade.

Além disso, o tempo de 10 meses passa a ser contado a partir da data que foi solicitado o Auxílio Maternidade. Aliás, a solicitação do Auxílio deve ser feita após o nascimento do bebê.

Saiba mais abaixo.

Quando dar entrada no Auxílio Maternidade?

Como já mencionamos mais acima, o pedido do Auxílio Maternidade deve ser feito após o bebê nascer. Porém, de maneira alguma, o prazo de 10 dias para dar entrada deve ser ultrapassado.

O Governo disponibiliza algumas plataformas que contém informações pessoais. Dessa forma, as mamães MEIs há mais de 10 meses e que for dar entrada na certidão de nascimento do filho, é bem provável que o Governo já saiba dessas informações pessoais e assim já sabe se a mamãe tem direito ou ao Auxílio Maternidade.

Contudo, caso você seja uma mamãe MEI e já tenha a certidão de nascimento do filho, o site do INSS pode ser acessado para dar entrada no Auxílio Maternidade. Em caso de mais alguma dúvida, o telefone do INSS também está à disposição, sendo o seguinte número: 135.

Outro ponto importante é que nos dias atuais não é necessário se dirigir até uma agência do INSS para dar entrada no Auxílio Maternidade. A solicitação pode ser feita de forma on-line (sem sair de casa) ou pelo telefone. Essas duas opções são bastante viáveis para quem é mamãe MEI.

Veja também:

Auxílio Maternidade: qual é o valor?

Bem, chegamos ao ponto, que talvez seja o mais importante.

O valor do Auxílio Maternidade é padrão, estando definido como um salário mínimo (R$ 1.045). Além disso, o prazo de recebimento é de 120 dias (4 meses).

E caso a mamãe MEI der entrada no Auxílio Maternidade depois de 4 meses do nascimento do filho, o benefício poderá ser pago todo de uma vez.

Além disso se a mamãe tiver um emprego fixo com carteira assinada, existe ainda a possibilidade de receber até dois salários maternidade, onde um é pago pela empresa e outro é pago pelo INSS.

E o Auxílio Maternidade pago pelo INSS só estará disponível após o recebimento de uma carta que comprove a aprovação do Auxílio.

Se você mamãe MEI, quiser saber informações, o site do INSS está a disposição, assim como o telefone do próprio INSS: 135.

auxílio maternidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima