CPF

Veja Como Fazer O CPF Pelo Site Da Receita Federal

Um documento extremamente importante que uma pessoa deve ter é o CPF. Sendo assim, a Receita Federal permite que a primeira via do CPF do CPF possa ser requisitada através do seu site.

O CPF é um documento pessoal que pode ser usado em diversas finalidades. E entre suas finalidades estão: inscrição em concurso público, abertura de conta em banco, identificação dos contribuintes do imposto de renda, tirar carteira de trabalho, ter passaporte, etc.

Outra informação relevante é que os cartões de plástico deixaram de serem impressos em 2011. Isso significa que a comprovação do CPF acontece virtualmente, ou seja, quem precisa do CPF poderá imprimir sua inscrição por meio da internet.

Aliás, quem preferir, também pode emitir o CPF e guardar no celular pelo Aplicativo Pessoa Física, que pode ser baixado tanto em celular Android e em celular IOS.

CPF quando sai da maternidade

CPF

A partir de 2017, o CPF passou a ser inserido nas certidões de nascimento, casamento e de óbito. Isso significa que os bebes assim que saem da maternidade já tem a numeração do CPF inscrito no registro. Essa iniciativa teve início no estado de São Paulo em 2015.

E como obter o CPF?

As pessoas que saíram da maternidade sem a numeração do CPF na certidão de nascimento, veja como ter o documento:

1 – Correios, agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal

  • Brasileiros e residentes estrangeiros do Brasil podem solicitar
  • Atendimento de segunda à sexta feira (não podendo ser solicitado aos sábados, domingos e nos feriados)
  • Valor: R$ 7 reais
  • Documentos exigidos, podendo ser originais ou cópias autenticadas: certidão de nascimento, RG ou título de eleitor (ter entre 18 e 69 anos) e documento de um dos pais ou do responsável legal (se for menor de idade)

2 – Entidades conveniadas

  • Ver as entidades conveniadas
  • Quem pode: brasileiro morador do Brasil
  • Custo zero
  • Documentos exigidos, podendo ser originais ou cópias autenticadas: certidão de nascimento, RG ou título de eleitor (ter entre 18 e 69 anos) e o documento de um dos pais ou do responsável legal (se for menor de idade)

Tem como mudar o endereço cadastrado?

Quem já possui o CPF e precisa ou deseja efetuar a mudança do endereço cadastrado pode fazer essa operação gratuitamente pela internet.

E como tirar o CPF estando fora do Brasil?

Os brasileiros que moram no exterior ou ainda que estão no exterior e cidadãos estrangeiros que estão fora do Brasil e precisam tirar o CPF (por exemplo: ter negócios no país) tem que as seguir regras especificas. Eles podem ser atendidos em representações brasileiras diplomáticas gratuitamente.

Brasileiro

Para ter o CPF, o brasileiro deve ter e levar os seguintes documentos, podendo ser originais ou cópias autenticadas: certidão de nascimento ou RG e o título de eleitor (ter idade entre 18 e 69 anos), documento de um dos pais ou responsável (se for menor de idade) e ainda o formulário de Ficha Cadastral de Pessoa Física que deve estar preenchido.

Estrangeiros

O estrangeiro para tirar o CPF deve apresentar um documento de identificação que esteja valido no seu país (por exemplo: o passaporte). É importante entender que o estrangeiro que mora no Brasil ou que ainda está apenas de passagem consegue o documento através do site da Receita Federal gratuitamente.

Brasileiro que mora no exterior, estando no Brasil

O brasileiro que mora no exterior, mas está no Brasil pode se deslocar até a uma das unidades da Receita Federal, de forma gratuita. É necessário ter e levar os seguintes documentos, podendo ser originais ou cópias autenticadas: certidão de nascimento ou RG, título de eleitor e o documento de um dos pais ou responsável legal (se for menor de idade).

Como tirar o CPF para mortos?

Eventualmente, por questões legais, existe a necessidade de tirar o CPF de pessoas que já faleceram. Nesse caso, o atendimento é feito em um das unidades da Receita Federal, devendo levar os documentos citados acima, atestado de óbito, um documento que comprove que existe a necessidade de ter o CPF e o documento de identificação do inventariante, cônjuge meeiro, convivente ou sucessor (caso a pessoa falecida tenha bens para inventariar) ou ainda documento de identificação para comprovar o parentesco (caso a pessoa falecida não possua bens para inventariar).

Veja também:

Como tirar o CPF pelo site da Receita Federal?

Você já viu algumas formas de tirar o CPF e viu também como esse documento é muito importante. Sendo assim, veja como ter o CPF através do site da Receita Federal gratuitamente.

Ah, vale salientar que é gratuito e está disponível para pessoas quem tem idade entre 16 e 25 anos e que o título de eleitor esteja em situação regular.

1 – Entre no site da RECEITA FEDERAL;

2 – Selecione a opção “CPF”;

3 – Na opção “Serviços em Destaque” clique em “Inscrição – 1ª via CPF – Brasileiros Residentes no Brasil”;

4 – Depois disso, selecione a opção “Pessoas de 16 a 25 anos que possuam Título de Eleitor Regular” e para isso selecione “On-line”;

5 – Preencha o formulário com os dados necessários e clique em “enviar”, que está no final da página.

A Receita Federal não emite mais o cartão físico do CPF, porque outros documentos de identificação já tem o CPF, como:  Carteira de Identidade e Carteira de Motorista, ou seja, não é mais necessário apresentar o cartão. Todavia, o comprovante de inscrição de CPF pode ser emitido pelo site da Receita Federal.

Além disso, se você estiver com o CPF irregular por causa de alguma pendência eleitoral, o processo pode ser realizado de forma on-line.

CPF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima