Cadeira De Rodas Gratuita Pelo SUS – Veja Como Conseguir

Sabia que é possível ter uma cadeira de rodas pelo SUS gratuitamente?

Muitas pessoas não conhecem ou não sabem, mas o Governo disponibiliza cadeira de rodas por meio do SUS para pessoas de baixa renda. Geralmente, essas pessoas, não tem condições financeiras para comprar uma cadeira de rodas.

As secretarias de saúde dos estados por meio do Programa de Atenção Integral a Saúde de Pessoa com Deficiência fornece a cadeira de rodas, devendo a pessoa se encaixar em alguns requisitos.

Como conseguir a cadeira de rodas pelo SUS?

O Programa de Atenção Integral a Saúde de Pessoa com Deficiência procura atender pessoas com necessidades através de ações de prevenção assistência, promoções, reabilitação e manutenção da saúde.

Para ter a cadeira de rodas pelo SUS é preciso que o paciente ou alguém responsável por esse paciente, leve até a secretaria municipal de saúde o cartão do SUS, cópia dos documentos do seu endereço e a prescrição (órteses, reabilitação ou próteses) de um profissional de saúde.

Com esses documentos em mãos, o paciente fará sua inscrição na secretaria de saúde.

1 – O paciente ou a pessoa responsável pelo paciente deve se deslocar até o posto de saúde;

2 – Deve solicitar junto ao médico um laudo que identifique e mostre a necessidade de ter a cadeira de rodas para se locomover livremente;

3 – Estando com o laudo em mãos, o paciente deve se dirigir até a secretaria de saúde de sua cidade e mostrar o pedido de cadeiras de rodas que foi disponibilizado pelo médico.

Questões que são levadas em conta pelo SUS sobre a cadeira de rodas gratuita

Alguns critérios são levados em conta para o paciente ter a cadeira de rodas motorizada através do SUS.

– O beneficio é fornecido somente para as pessoas que não conseguem empurrar a cadeira de rodas sozinha. Isso porque se alguém que conseguir empurrar sozinha a cadeira de rodas motorizada, com o tempo ela vai perder a força e a musculatura dos braços;

– O SUS vai levar em conta o local onde o paciente mora. Se caso ela more em uma casa com escadas, por exemplo, ele não poderá levar a cadeira de rodas até a parte superior da casa devido ao peso da cadeira.

Cadeira de rodas pelo SUS

Em 2019, ao todo, foram fornecidas pelo Ministério da Saúde, cerca de 37 milhões de reais para que as cadeiras de rodas fossem distribuídas por todo o país. Com esse dinheiro, foram compradas 42 mil e 241 cadeiras para atender todos os estados junto com o Distrito Federal.

Atualmente, a tabela do SUS tem em sua composição 158 OPM não cirúrgicas que estão ligados a reabilitação, incluindo 9 tipos de cadeira de rodas.

Cuidados do Ministério da Saúde através da rede de atendimentos

O Ministério da Saúde busca procura atender e aumentar a quantidade de pessoas que são atendidas pelo serviço de reabilitação no SUS – Sistema Único de Saúde.

A ideia é a inclusão social, autonomia e melhorar a vida dos brasileiros. Existe a disponibilidade de órtoses, próteses e OPM (meios que são auxiliares para locomoção), atendendo a todos em todos os estados brasileiros.

O SUS tem uma rede de atuação em todo o Brasil com 2.649 serviços. São 223 Centros Especializados de Reabilitação, 37 Oficinas Ortopédicas e 259 serviços de habilitação que estão habilitados para uma modalidade de reabilitação. Existem ainda 572 estabelecimentos de saúde que estão aptos para atendimento de oferta de OPM Auxiliares de Locomoção por meio do SUS.

Veja também:

Ministério da Saúde – contato e informações

Para mais informações acesse site oficial do Ministério da Saúde ou ligue para o número 136.

Ministério da Saúde: Esplanada dos Ministérios, Bloco G (Térreo), Brasília – DF.

Horário de funcionamento: segunda a sexta feira das 8h às 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima