INSS; prova de vida

Prova De Vida Do INSS: Veja Como Fazer Pelo Celular

Um dos procedimentos do Governo que está em andamento é a Prova de Vida pelo celular. E sendo um projeto-piloto, ele foi colocado em prática em 20 de agosto de 2020 em parceria com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Secretaria do Governo Digital (SGD) e a Dataprev.

Por ser um procedimento ainda recente, muitas pessoas ainda tem dúvidas de como a Prova de Vida Digital. As dúvidas mais recorrentes é entender quando a Prova de Vida será digital e quais são passos necessários para finalizar o processo vai celular.

Vale salientar que a Prova de Vida é essencial para que os pagamentos continuem sendo realizados. No conteúdo a seguir, vamos mostrar as dúvidas que envolvem a Prova de Vida Digital. Confira!

Por que é preciso realizar a Prova de Vida?

INSS; prova de vida

A Prova de Vida é necessário para que o beneficiário prove para o INSS que está vivo. A ideia é que fraudes sejam evitadas e para que o pagamento não continue caso haja óbito. E para isso, é preciso que o segurado se diria até uma agência bancária todos os anos de acordo com o calendário do próprio banco. Dessa forma, em um procedimento simples, basta se deslocar até uma agência com um documento oficial com foto.

As pessoas que não podem ir até uma agência por causa de uma doença ou por ter dificuldade de locomoção podem realizar a Prova de Vida através de um procurador, desde que haja cadastro no INSS. Se o segurado não fizer a Prova de Vida dentro do prazo terá o pagamento interrompido e depois de seis meses, ele será totalmente cancelado.

No entanto, por causa da pandemia do coronavírus, a Prova de Vida presencial está suspensa, não havendo cortes nos benefícios para não prejudicar os beneficiários.

E como funciona a Prova de Vida do INSS de forma digital?  

A Prova de Vida Digital será realizada por biometria facial, fazendo o reconhecimento do rosto do segurado. E para isso, duas etapas serão necessárias pelo aplicativo do Governo:

1 – Prova de Vida (Vivacidade): será usada para comprovar que o segurado está vivo e que a imagem não é uma fraude. Sendo assim, o segurado deve centralizar o rosto na câmera do aparelho celular e fazer alguns procedimentos, como sorrir e virar o rosto;

2 – Prova de Identidade: a imagem do segurado será cruzada com os bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral, onde o número do Título de Eleitor será utilizado. Poderá ainda ser usado o número do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), sendo levado em conta a data de emissão da Carteira de Motorista (CNH).

E quem deve fazer a Prova de Vida Digital?

Esse ponto é algo muito importante. Não são todos os segurados que devem realizar a Prova de Vida por biometria. Durante os testes serão chamados em torno de 500 mil beneficiários do INSS. Eles serão informados para realizar os testes através de e-mail, telefone ou SMS.

Quem quiser esclarecer mais dúvidas pode entrar em contato pelo telefone do INSS: 135. Aliás, pelo telefone, o segurado pode confirmar a convocação para realizar o processo de Prova de Vida Digital.

E nessa primeira etapa, dois critérios foram usados para selecionar os segurados:

– Não ter realizado Prova de Vida em 2020;

– Ter Título de Eleitor ou CNH (Carteira de Motorista).

Preste atenção! Para que você saiba que está sendo contatado pelo INSS, o contato do INSS pelo SMS (mensagem de texto) deve ser realizado pelo número 280-41. Qualquer mensagem sobre a Prova de Vida do INSS sem ser nesse número deve ser desconsiderada.

É bom ressaltar ainda que apesar de ser projeto teste, a Prova de Vida do INSS Digital terá validade. Dessa forma, o segurado que participar não precisa se deslocar até uma agência bancária para realizar o procedimento.

Veja também:

E como realizar a Prova de Vida do INSS pelo celular?

O segurado deve entender que a Prova de Vida Digital é um procedimento simples. Veja como fazer a Prova de Vida pelo seu celular.

1 – Faça o cadastro no portal Gov.br

O primeiro passo para fazer a Prova de Vida do INSS pelo celular é realizar o cadastro no portal Gov.br. Caso você ainda não tenha acesso, e simples: é necessário selecionar a opção “crie sua conta”, escolher as opções do cadastro e seguir todos os passos que aparece na tela.

É necessário fornecer as informações e validar os dados respondendo questões sobre o histórico previdenciário e trabalhista. Em seguida, basta ativar o cadastro e criar uma senha para o acesso.

2 – Baixe os aplicativos

É necessário que o segurado tenha um celular Android ou IOS para poder baixar e instalar os aplicativos necessários, que são: “Meu INSS” e “Meu gov.br”. Para isso, basta acessar a loja de aplicativos do celular e fazer o download (baixar) gratuitamente.

3 – Faça o passo a passo  

A Prova de Vida Digital do INSS é realizada usando dois aplicativos simultaneamente. E para que esse processo seja ainda mais fácil, veja o passo a passo simples que deve ser seguido, confira:

– Acesso o Aplicativo “Meu INSS” e faça o login;

– Escolha a opção “Prova de Vida” que está no menu inicial do “Meu INSS”;

– Na tela seguinte clique na opção “Iniciar prova de vida”;

– Acesso o Aplicativo “Meu gov.br”;

– Clique na opção “Atualizações”;

– Escolha a autorização pendente em clique em “autorizar”;

– Confirme a operação e forneça os dados solicitados (Título de Eleitor ou a data da emissão da Carteira de Motorista);

– Autorize o uso da câmera do celular pelo Aplicativo “Meu gov.br”;

– Siga as instruções para que haja validação facial;

– Termine a biometria e confirme o resultado;

– Volte para o “Meu INSS”;

– Clique em “Prova de Vida”;

– Confira se o procedimento foi realizado.

É importante entender que o ícone “Prova de Vida” estará disponível apenas para os beneficiários que foram selecionados para participar do projeto-piloto. Dessa forma, é possível confirmar se você deve realizar o procedimento acessando o aplicativo.

Outro ponto importante é que a Prova de Vida Digital do INSS ainda não tem data para estar disponível para todas as pessoas. Isso porque o Governo ainda vai analisar os resultados do projeto-piloto para poder avaliar se é necessário melhorias e fazer os aprimoramentos necessários para que a Prova de Vida Digital do INSS seja liberada completamente.

Pelo site do INSS mais informações estarão disponíveis, assim como pelo seu telefone de contato: 135.

INSS; prova de vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima