INSS Libera Pagamento Automático De R$ 1.045

O INSS (Instituto do Seguro Social) fez a confirmação que vai implantar de forma automática Benefícios Sociais que estão sendo concedidos pela justiça. E a previsão é que essa implantação comece agora no mês de setembro.

Dentro desse processo está o BPC/LOAS, Benefício de Prestação Continuada, que é voltado para o cidadão deficiente ou cidadão de baixa renda.

Essa iniciativa é uma parceria entre o INSS e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e tem a finalidade de dar mais rapidez aos segurados aos pagamentos que estão ganhando ações na justiça.

INSS – processos automatizados

O atendimento aos segurados do INSS hoje em dia é realizado por diversos servidores do próprio INSS. Agora, com o sistema conectado, as concessões dos benefícios serão mais automatizadas. Isso significa que o tempo que era gasto nessas analises será mais rápido e ainda vai afastar alguns erros no suporte da demanda.

Segundo a Juíza auxiliar da presidência do CNJ (Lívia Peres), agora o magistrado poderá emitir com os processos informatizados, uma ordem de implantação ou restabelecimento dos benefícios direto no INSS para que seja cumprida a decisão da autarquia federal.

Isso quer a partir de agora, uma decisão que levaria meses para ser cumprida, agora vai levar horas para ser atendida. Vale salientar que no começo desse ano, em torno de 200 mil decisões judiciais estavam pendentes para que fossem cumpridas pelo INSS. E em muitos casos, os prazos já tinham sidos expirados. E agora com a automação, existe a expectativa de que os prazos se tornem mais rápidos e também mais seguros.

Veja também:

Reabertura das agências do INSS

O INSS mais uma vez adiou a abertura de suas agências. O adiamento presencial foi estendido para o dia 14 de setembro.

Além disso, o atendimento pela internet foi estendido até o dia 11 de setembro. Vale ressaltar que os canais de atendimento pela internet vão continuar funcionando mesmo após a abertura das agências e algumas medidas serão adotadas para que os processos sejam simplificados e o prazo para cumprir exigências também serão aumentados.

Quem tiver necessidade de ter acesso aos serviços do INSS pode recorrer aos canais de atendimento remoto, como o Aplicativo Meu INSS e o telefone: 135.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima