Você sabe Como Consultar O Pasep?

Você sabia que o servidor público tem direito ao Pasep? Esse Abono Salarial é um adicional pago todos os anos, sendo um dinheiro que pode fazer toda diferença.

Contudo, mesmo que muitos funcionários públicos tenham direito a receber o Pasep, grande parte deles ainda não sabe como consultar.

Dessa forma, criamos esse post para mostrar tudo sobre esse benefício. Fique atento!

O que é Pasep?

O Pasep, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, é um benefício disponível para os trabalhadores públicos. E assim como o PIS (Programa de Integração Social) é para os trabalhadores de empresas privadas, ele é disponibilizado todos os anos.

Através dele, os trabalhadores tem a possibilidade receber até um salário mínimo, dependendo do tempo de trabalho do ano base.

Mas o Pasep está além disso e assim como o PIS, ele ajuda no recolhimento de recursos para manutenção de outros benefícios disponíveis para os trabalhadores.

Vale salientar que o banco responsável pelo Pasep é o Banco do Brasil. Isso significa que a consulta e o saque do Abono Salarial é realizado através do BB.

Mas quem em direito ao Pasep?

Bem, para ter direito ao Pasep é necessário que o servidor público se encaixe em alguns requisitos básicos. O primeiro deles é que o trabalhador deve estar cadastrado há, pelo menos, cinco anos no programa.

Além disso, ele não pode receber mais de dois salários mínimos. Sim, ainda é necessário que ele tenha trabalhado 30 dias no ano base que serve de base para o cálculo.

Outra informação extremamente importante é que as informações sobre o vínculo de trabalho devem ser transmitidas pelo Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS). Inclusive, essas informações são passadas pelo empregador através do Ministério do Trabalho e do Emprego.

E como consultar o Pasep?

Bom, essa é uma das dúvidas mais comuns em relação ao Pasep, já que muitos trabalhadores não sabem como consultar. E para facilitar o acesso as informações do Pasep, o Banco do Brasil disponibiliza algumas plataformas.

1 – Site

Uma das maneiras mais tranquilas de consultar o Pasep é pelo site do Banco do Brasil. Ao acessa-lo é possível observar todas as informações como direito ao benefício e se ele já está a disposição para o saque. Veja os passos:

1 – Acesse o site Banco do Brasil;

2 – Informe o número de inscrição do Pasep que está na sua Carteira de Trabalho;

3 – Caso prefira, informe o CPF e a data de nascimento;

4 – Clique na opção “Não sou robô”;

5 – Selecione a opção “Confirma”.

Depois de realizar esses procedimentos, você será direcionado para uma nova página onde será possível consultar o Pasep.

2– Telefone

Outra forma de consultar o Pasep é pelo telefone. Dessa forma, o Banco do Brasil disponibiliza dois canais de comunicação para funcionários púbicos.

A primeira delas é a central de telefone que está disponível por dois números: 4004 0001 e 0800 729 0001.

Além disso, o servidor público pode entrar em contato através do Alô Trabalhador pelo 158.

É muito importante ter em mãos os documentos necessários para realizar a consulta. Dentre os principais podemos citar: documento de identificação oficial válido, que pode ser RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho e Passaporte.

Veja também:

+ Você sabe como consultar o número do NIS?

++ Veja como solicitar o Seguro Desemprego pela internet.

E onde sacar o Pasep?

Outra dúvida bem comum entre os trabalhadores sobre o Pasep e como sacar o benefício.

Bem, para quem é correntista do Banco do Brasil ou Poupadores do BB, o valor e depositado automaticamente na conta, de acordo com o calendário estabelecido pelo CODEFAT. Dessa forma, o beneficiário consegue sacar com o cartão de crédito convencional.

Além disso, caso o trabalhador queira, ele pode usar em compras na opção débito.

Outra maneira de sacar o Pasep é indo até uma agência do Banco do Brasil com um documento de identificação oficial com foto e realizar o saque no balcão de atendimento.

O beneficiário pode ainda realizar um TED para uma conta de outro banco, mas o beneficiário deve ser titular dessa outra conta.

Vale salientar que o Banco do Brasil não solicita informações via WhatsApp, via e-mail ou redes sociais, ou seja, para qualquer informação o ideal é entrar em contato pelos canais de atendimentos oficiais.

Bem, você já viu que o Pasep pode ser um dinheiro extra que pode complementar o orçamento mensal. Dessa forma, não deixe de consultar. Acesse o site Banco do Brasil e obtenha mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima