Veja Como Vai Funcionar O Cadastro Único 100% Digital

Uma das principais ferramentas do Governo Federal, o Cadastro Único (utilizado para permitir o acesso a Programas Sociais), vai se tornar 100% digital.

Isso porque com o aumento da contaminação pelo coronavírus, a necessidade do isolamento social se fez ainda mais necessária e dessa forma e alguns setores da sociedade foram completamente paralisados.

Inclusive, esses setores paralisados são alguns órgãos públicos que realizam atendimentos para Programas do Governo Federal.

E um exemplo disso é o Cadastro Único, que é utilizado para dar acesso aos Programas Sociais do Governo Federal. Sua solicitação é feita de forma presencial em alguma das unidades de atendimento do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Aliás, o Cadastro Único é a porta de entrada para os programas.

E para garantir que o Cadastro Único não fique parado por mais tempo, a Senadora Elizane Gama (Cidadania-MA), deu a sugestão em um debate para poder haver a inscrição do Cadastro Único de maneira totalmente digital. Sua funcionalidade seria de forma sistematizada, livre de fraudes.

Caso tivéssemos um cadastro único nacional, em momentos de calamidade pública como o que vivemos, agilizaria a localização do público exato dos auxílios, evitando-se fraudes”, disse a Senadora.

Vale salientar que o requerimento de audiência teve sua aprovação no dia 25 de maio e terá, como possíveis convidados, as seguintes pessoas:

– José Barroso Tostes Neto (Secretário Especial da Receita Federal)

– Caio Mário Paes de Andrade (Diretor-presidente do serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO)

– Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto (Presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência – DATAPREV)

– Onyx Lorenzoni (Ministro da Cidadania)

Justificativa da pauta

De acordo com a Senadora, a implantação do cadastro nacional é extremamente necessário e urgente, sendo necessário desenvolver ações imediatas para consolidar em um banco de dados único, todas as informações que estão relacionadas aos brasileiros dos dados eleitorais, renda, impostos, emprego, entre outros.

Ainda segundo a senadora, em abril ela frisou que cerca de 46 milhões de brasileiros que se encontram na situação de vulneráveis, não estava sendo olhados pelo Governo Federal. Inclusive, muitos deles estão com os CPFs suspensos, nulos, cancelados ou ainda em categorias considerados como irregulares diante da justiça.

Essas situações são extremamente preocupantes porque inibe esses cidadãos no exercício da cidadania de forma total.

+ Veja a importância do número do NIS para você e para sua família.

E como saber se estou inscrito no Cadastro Único?

Outro detalhe que chama atenção é que muitas pessoas ainda tem dúvidas se estão inscritas no Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais. Confira que procedimentos a seguir e consulte através de algum dos canais de atendimento.

● Aplicativo

O aplicativo está disponível para download de forma gratuita nas lojas Google Play e APP Store. Depois de instalar, forneças os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.

● Telefone

Através do telefone 0800 707 2003, o cidadão pode esclarecer dúvidas sobre o Cadastro Único e outros Programas Sociais disponibilizados pelo Governo. Vale salientar que a ligação é gratuita se for realizado de qualquer telefone fixo.

● Site

Através do site é necessário que o cidadão preencha o formulário fornecendo o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, município e estado da residência para consulta.

+ Consulte todas as informações sobre o Cadastro Único.

1 comentário em “Veja Como Vai Funcionar O Cadastro Único 100% Digital”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima