PIS/Pasep – Você Sabe Como Funciona O Calendário De Pagamento?

Quem é que não gosta de um dinheiro extra, não é mesmo? Dessa forma, o PIS/Pasep tem sido uma excelente alternativa para ter uma grana extra e colocar as contas em dia, comprar algo que esteja precisando ou ainda para investir em alguma coisa.

Mas, o que pouca gente sabe, é como funciona o calendário de pagamento do PIS/Pasep, também conhecido como Abono Salarial.

E, para esclarecer de uma vez por todas como funciona o pagamento desses dois benefícios resolvermos criar esse post bem explicativo.

Ah, antes de prosseguir, vamos deixar claro a quem se destina cada um deles. O PIS, é destinado aos trabalhadores do serviço privado e o Pasep é destinado aos trabalhadores do serviço público. Outra informação importante é que ambos são disponibilizados por dois dos maiores bancos do Brasil: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

No post a seguir vamos mostrar como funciona o calendário de pagamento tanto do PIS como do Pasep, em que banco cada um deve adquirido e como solicitar.

PIS/Pasep – fique por dentro desses dois benefícios

Agora que você já entendeu que existe a possibilidade de ter um dinheiro extra, é bom entender, de forma clara, como funciona esses dois Abonos Salariais.

Bem, o PIS e o Pasep são pagos aos trabalhadores brasileiros todos anos e a diferença entre eles dois está exatamente na classe de trabalhadores que os dois benefícios estão disponíveis: trabalhadores do setor privado e trabalhadores do setor público.

Contudo, para que exista a possibilidade de recebimento, uma contribuição continua dos trabalhadores é realizada através dos dois programas: PIS (Programa de Integração Social) e Pasep (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor).

Essas duas contribuições podem resultar no recebimento de até um salário mínimo, ou seja, é um valor bem legal.

PIS e Pasep são regulamentados por lei?

A resposta é sim. O PIS pago aos trabalhadores tem a ideia de proporcionar uma integração através de um desenvolvimento empresarial. Ele foi criado através da Lei Complementar n° 7/1970 e desde sua criação, o banco responsável pelo pagamento é a Caixa Econômica.

Já o Pasep foi criado em paralelo ao PIS. Sua criação ocorreu através da Lei Complementar n° 8/1970 e ele é destinado aos trabalhadores do setor público.

Outra informação bastante legal é saber quais são as entidades que investem para que o trabalhador tenha direito ao PIS e ao Pasep. Dessa forma, os estados, Municípios, União e o Distrito Federal são as entidades responsáveis.

E o calendário do PIS, como funciona?

Bem, é muito importante, você trabalhador, prestar bastante atenção nessa informação, já que ela é um pouco complicada para ser entendida.

Se o trabalhador tiver nascido em julho, o Abono Salarial PIS estará disponível a partir do dia 25 de julho. Inclusive, o trabalhador poderá receber até o ano seguinte até a seguinte data: 30 de junho.

Já para os trabalhadores nascidos em agosto, o pagamento do PIS vai estar a disposição a partir do dia 15 de agosto. Dessa forma, ela poderá receber até o último dia de junho do ano seguinte.

O PIS é pago no mês de nascimento?

Outra informação bastante relevante é que o pagamento do PIS é realizado de acordo com o mês de nascimento, ou seja, o pagamento será realizado até o dia 30 de junho desse ano – 2020.

E o calendário do Pasep, como funciona?

Agora vamos esclarecer como funciona o Pasep. Como já vimos acima, o Pasep é destinado aos trabalhadores dos setores públicos.

No caso do Pasep, alguns trabalhadores já estão recebendo. E, para receber é necessário ir até uma agência do Banco do Brasil.

Outra informação importante é que o trabalhador deve estar atento ao número de inscrição. Caso o final seja 1, por exemplo, o pagamento será realizado a partir do dia 15 de agosto. Preste bastante atenção na data.

Fique de olho no número de inscrição

Se você for um trabalhador de empresa privada é necessário se dirigir até uma agência da Caixa Econômica para ter acesso a mais informações. Na agência, todo processo de solicitação estará disponível.

Já para quem é trabalhador do setor público, o banco responsável é o Banco do Brasil e dessa forma, em alguma agência as informações estarão disponíveis.

E qual é o valor do PIS e do Pasep?

Bem, o valor dos benefícios é definido de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano, ou seja, se você trabalhou em todos os meses do ano, o valor recebido será de 1 salário mínimo atualizado. Mas se você trabalhou apenas 1 mês, o valor recebido será correspondente, ou seja, você vai receber 1/12 do salário mínimo atualizado.

Veja também:

+ Você sabe como solicitar a Carteira de Motorista Digital?

++ 2 benefícios do Governo disponíveis – confira.

Documentos necessários para solicitação do PIS e do Pasep

Para poder receber o pagamento do PIS existem duas maneiras: com o Cartão Cidadão ou com a Carteira de Identidade (RG).

Se você tiver o Cartão Cidadão em mãos, é necessário ir até uma agência Caixa Econômica ou a uma casa lotérica. Lembre-se de cadastrar a senha do Cartão Cidadão.

Mas quem tiver apenas a Carteira de Identidade (RG), o pagamento será apenas nas agências Caixa Econômica.

Para quem tem direito ao Pasep, o pagamento poderá ser realizado diretamente na conta. Isso significa que antes de se dirigir até uma agência física, você deve conferir. Ah, e caso isso não aconteça, se dirija até uma unidade do Banco do Brasil.

1 comentário em “PIS/Pasep – Você Sabe Como Funciona O Calendário De Pagamento?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima