CNH Digital – Saiba Como Fazer E Como Solicitar

Sabe quando esquecemos a Carteira de Motorista em casa? Isso não será mais uma dor de cabeça. Isso porque a CNH Digital está disponível. Inclusive, muitas pessoas ainda não possuem ou até mesmo não conhecem a CNH Digital.

A Carteira de Motorista Digital tem a mesma validade da versão original e é totalmente gratuita. Dessa forma, você pode sair de casa no seu carro de forma mais tranquila.

Criamos esse post para mostrar a importância da CNH Digital, como usa-la e como solicitar. Confira!

Mas o que é a CNH Digital?

Bem, como falamos um pouco mais acima, a CNH Digital é uma versão digital da sua Carteira de Motorista. A ideia de sua criação pelo Governo foi para trazer mais conforto, tranquilidade e benefício para o motorista.

Outro detalhe bastante legal é que a CNH Digital tem o mesmo valor jurídico do que a carteira física, ou seja, pode ser usada como comprovante de identidade.

A grande diferença entra as duas versões da Carteira de Motorista é que a CNH Digital fica disponível no celular de forma off-line. Inclusive, não é necessário internet para acessa-la.

O aplicativo que disponibiliza a CNH Digital foi criado pelo Serpro, que é empresa te tecnologia de informação do Governo Federal. Sua versão foi desenvolvida através do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

E como fazer a CNH Digital?

Para solicitar a CNH Digital é bem simples e fácil. Sim, e o processo é totalmente on-line e gratuito. Siga os passos a seguir e obtenha a sua.

1 – Acesse a loja de aplicativos do seu celular e procure por “CDT” (Carteira Nacional de Trânsito);

2 – Em seguida, acesse o APP e selecione a opção “Entrar com gov.br”;

3 – Disponibilize o número do sei CPF;

4 – Seleciona “Próxima”;

5 – Em seguida, irá aparecer uma tela para disponibilizar senha e usuário. Caso você não possua senha, ou melhor, uma conta no Gov.br, é só acessar o site, realizar o cadastro seguintes todas as orientações do sistema. Feito isso, retorne ao aplicativo e faça o login;

6 – Selecione a opção “Habilitação”;

7 – Em seguida, selecione “Toque aqui para adicionar sua CNH”;

8 – Escolha entre as opções disponíveis para validação: Validação pelo celular (validação facial) ou Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran) ou Sem Certificado Digital (validação no Balcão do Detran);

9 – Caso você escolha a opção Validação Facial é necessário informar o CEP de sua residência. Isso deve acontecer quando a Carteira de Habilitação for emitida;

10 – Em seguida, será necessário ler o QR CODE para fazer a validação facial;

11 – Caso tudo seja feito corretamente é necessário informar o número do telefone.

Após realizar todos esses procedimentos, você poderá usar a CNH Digital.

E as funções do aplicativo CNH Digital?

O aplicativo CNH Digital possibilita a Carteira de Motorista Digital e gratuita em mãos sempre que quiser, mas, além disso, você poderá ter acesso a várias outras funções, confira:

● Documento Digital

Um dos recursos bem legais do aplicativo é poder baixar o seu CRLV. E, para isso, é necessário disponibilizar o número do Renavam e o Número de Segurança do CRV (Antigo DUT). Sendo assim, você consegue ter o documento do carro no seu telefone.

● Consultar Multas

Outra função bem legal do aplicativo é que você pode conferir as multas que estão em seu nome. Através dele é possível saber onde ela foi aplicada, o valor dela e a quantidade de pontos total que ela desconta na carteira.

Ah, mas as vantagens não param por aí. O Governo está trabalhando para que o motorista possa pagar suas multas através do aplicativo e dessa forma, o processo de regularização seja facilitado.

● Alerta de Recall

Você já viu que existem diversas vantagens ao baixar o aplicativo, não é mesmo? Mas elas são ainda maiores.

O aplicativo é integrado a montadoras de carros e assim, existe a possibilidade de você ser notificado sempre que for necessário realizar algum recall no seu automóvel.

O aplicativo irá informar todos os detalhes dos defeitos dos automóveis. Além disso, ele já poderá indicar um canal de atendimento para você entrar em contato para falar sobre o recall. Dessa forma, segurança, tranquilidade e comodidade estarão mais presentes no dia a dia.

● Vencimento da CNH Digital

Muitas vezes esquecemos de olhar qual é o vencimento da nossa CNH, mas isso não será mais problema. Através do aplicativo CNH Digital é possível conferir quando a habilitação vai vencer.

O aplicativo irá informar através de notificações o prazo de vencimento e dessa forma, você já poderá agendar ou marcar e renovação e evitar maiores problemas no futuro.

Veja também:

+ 2 benefícios do Governo disponíveis – confira. 

++ Veja como consultar o saldo do PIS e sua data de pagamento.

Outras dúvidas sobre a CNH Digital

Você já ficou sabendo as vantagens e como solicitar a CNH Digital, mas algumas dúvidas ainda podem surgir.

– Posso usar a CNH Digital no lugar da versão impressa?

As duas versões tem a mesma validade e poderão ser usadas em uma blitz, por exemplo. Mas se seu celular descarregar, você poderá ser multado.

– Todo mundo pode ter acesso a CNH Digital?

A CNH Digital está disponível apenas para pessoas que emitiram Carteira de Motorista de 2007 em diante. Isso porque o QR CODE foi implantado nesse mesmo ano.

– E se eu não conseguir emitir pelo aplicativo?

A não emissão da CNH Digital pelo aplicativo pode ocorrer por diversos motivos e o principal dele é a falta de informação no cadastro do Detran. Se isso e outros problemas acontecerem, se dirija até um dos postos de atendimento do Detran e confira se seus dados estão corretos.

Solicite agora mesmo sua CNH Digital e aproveite todas as suas vantagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima