Veja 5 Maneiras De Entrar Em Uma Faculdade Sem Vestibular

Você sabia que hoje em dia é muito mais fácil entrar em uma faculdade sem vestibular do que antigamente? Isso pode ser explicado pelo fato de existir diversos programas de incentivos que o Governo disponibiliza. Mas não é apenas isso: as universidades também flexibilizam essa possibilidade.

Mas, de fato, você sabe quais são maneiras de entrar em uma faculdade através de algum desses programas? Nós preparamos uma lista para explicar alguns deles e você vai entender que é possível entrar em uma faculdade e começar uma vida profissional.

Vale salientar que a maioria dos programas são destinados a alunos do ensino médio, mas para as pessoas que estão de fora também existe a possibilidade.

No artigo abaixo, vamos mostrar algumas maneiras de ingressar em uma faculdade sem vestibular.

1 – Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem sido a principal porta de entrada para quem quer ingressar em uma faculdade. Ele foi criado há 20 anos e sempre se destacou entre os estudantes. Ele serve de auxilio para os estudantes do ensino médio para eles entrarem em uma faculdade, ou melhor, no ensino superior.

Nos dias atuais, ele é a única prova que pode ser realizada como parte de um processo para o ingresso em uma universidade pública do Brasil. Alias, é bom deixar claro que algumas faculdades particulares aceitam o Enem como exame classificatório para as vagas que estão em aberto.

Para o bom entendimento, o exame deve ter sido realizado no ano anterior e sua nota será ponto de corte para o ingresso no ano em vigência.

De um modo geral, para entrar em uma faculdade, o estudante pode solicitar no meio do ano ou no final.

2 – Sisu

Outra opção bastante utilizada para entrar em uma faculdade é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Ele é um sistema de organização de dados em que as universidades e faculdades podem ter acesso através do Enem.

Dessa forma, a nota do Enem serve como ponto de corte para concorrer a alguma vaga em algumas instituições espalhadas pelo Brasil. Para se ter uma ideia, atualmente, mais de 120 instituições educacionais aceitam alunos pelo Sisu e algumas federais também aceitam.

Outro detalhe importante: algumas faculdades podem exigir outros requisitos além do Enem. É muito importante acompanhar e entender o edital para conseguir uma das vagas.

3 – Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) compõe uma série de iniciativas do Governo Federal para que os estudantes se insiram em alguma faculdade de ensino superior da rede privada. Isso é possível através de bolsas de estudos para pessoas de baixa renda.

O programa conta com mais de 1 mil universidades cadastradas em todo o Brasil. Para ter aceso, o estudante deve comprovar renda de até 3 salários mínimos, deve ter feito o Enem e ter obtido nota de 50 pontos.

Outro ponto importante é que o estudante deve ter estudado no ensino público ou através de bolsas em escolas particulares. O Prouni abre oportunidades 2 vezes por ano e existe ainda a possibilidade de ser cobrada uma prova para garantir a entrada.

4 – Novo Titulo

O Novo Titulo é mais uma maneira de ingressar em uma faculdade que pouca gente conhece, apesar de valer para grande parte das faculdades particulares.

Se o aluno já se formou, mas deseja ter mais um título, é bem provável que a universidade o aceite sem vestibular. Vale salientar que isso não é uma regra, mas é comum.

Para ter acesso é necessário apresentar o histórico de graduação, em alguns casos a universidade cobra uma prova bem simples. Existe ainda a possibilidade de ser realizada uma entrevista para confirmar as informações.

Outra dica muito importante é realizar outro curso na mesma faculdade. Dessa forma, as chances de ingressar aumentam consideravelmente. Dependendo do curso, algumas matérias podem ser eliminadas e a formação pode ser adiantada.

Veja também:

+ Cursos gratuitos oferecidos pelo Governo durante a quarentena. 

++ Cursos gratuitos SENAI – confira

5 – Avaliação Continuada

Essa é uma das opções difíceis de acontecer, mas pode ser que aconteça perto de você. Para os alunos do ensino médio, existe a opção chamada “programa de avaliação continuada”. Esse programa é promovido por algumas faculdades para o ingresso de alunos.

Essa prova é disponibilizada pelas faculdades no final do ano letivo para os alunos que estão saindo do ensino médio. Muitas vezes, existe a opção de o aluno incluir a nota da prova em suas notas semestrais, gerando uma nota média satisfatória.

Vale salientar que existem ainda universidades que fazem apenas uma avaliação do histórico escolar sem a necessidade de uma prova. Apesar de essa opção ser rara, é mais uma porta de entrada para uma faculdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima