Toronto – A Cidade Dos Bons Modos

No Brasil infelizmente ainda não é um hábito muito comum notarmos passageiros desejando “bom dia” ao motorista, por exemplo. Já na cidade de Toronto, no Canadá, isso seria considerado uma extrema falta de educação.

É claro que existem diferenças culturais entre quaisquer países além de uma série de outros fatores que contribuem para as diferenças de costumes entre um e outro, mas vale a reflexão.

Os moradores de Toronto aproveitaram o sol para pegarem uma praia e curtirem os parques da cidade. Ao motorista abrir a porta de um bonde ou ônibus, o próprio toma a iniciativa, desejando bom dia ao passageiro.

Durante a viagem de bonde, o motorista anuncia em meio ao trajeto que na próxima estação muitas pessoas devem adentrar ao veículo e pede para que os passageiros deem passos para o fundo, para facilitar o acesso. Também é pedido para que retirem as mochilas e as coloquem no chão para não prejudicarem o espaço dos demais passageiros.

Quando o bonde finalmente para no ponto, o condutor anuncia para que os passageiros ajudem todos a entrar, e anuncia que na parada da Universidade, muitos irão descer e o interior do veículo voltará a ficar tranquilo novamente. Muito educado, o motorista agradece pela colaboração, que é dada por todos os passageiros.

Confira também: Intercâmbio Voluntario. 

++ Empréstimo Pessoal Simplic – confira as condições. 

Enquanto os passageiros embarcam, o veículo não se move, até que todos estejam acomodados. Ao chegar na estação desejada, não existem plataformas, nem grades e nem rampas. O passageiro desce em meio as faixas dos automóveis. Nada acontece, porém, pois os carros param imediatamente ao avistarem os bondes chegando no ponto.

É claro que existem exceções. Motoristas impacientes e pedestres mal humorados estão em todos os lugares, mas no geral, funciona assim.

A viagem de bonde é apenas uma pequena amostra do quanto um dia pode ser mais agradável e menos estressante quando se está em um ambiente menos hostil. Isso se estende ao metrô, aos shoppings, supermercados e todos os lugares.

A extrema gentileza e simpatia do povo canadense já é velha conhecida e virou até meme nas redes sociais e nos programas de comédias, principalmente nos Estados Unidos. Com piadas clichês e caricatas, chegamos a duvidar que seja exatamente dessa forma, mas realmente é.

A educação e hospitalidade da população de Toronto deveria servir de exemplo para todos os outros lugares do mundo, que consumidos pela correria do dia a dia, não se dá conta da falta de exercício da velha boa educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima