Saiba Como Falar De Sexualidade Com As Meninas

A seguir iremos dar algumas dicas para você ajudar as meninas adolescentes quando perceberem que estão tendo seu período fértil pela primeira vez, e aprenda também sobre as situações mais recorrentes e solucione esta fase difícil de seus filhos.

Sabia que a puberdade das meninas pode acontecer entre 10 a 15 anos de idade, e começam a se desenvolver com isto os folículos ovarianos, ocorre a partir disto um alargamento de bacia e o crescimento inicial do bico dos seios, seguidos de um aumento de mamas.

A primeira menstruação acontece entre os ciclos anovulatórios, e eles começam a se tornar ovulatórios apenas depois de algum tempo.

Sobre as alterações menstruais

Saiba que dois ou três anos depois da menarca, pode acontecer o aumento de um sangramento, ou mesmo o encurtamento nos ciclos. Caso a menstruação ocorrer em períodos menores do que três semanas, se a sua duração for maior do que uma semana e o sangramento é abundante e com coágulos temos um quadro de hemorragia genital.

Este processo acaba ocorrendo porque o ciclo hormonal ainda não ocorre de forma madura, e funciona de forma irregular. Muitos fatores influenciam o processo, e uma boa consulta médica com um ginecologista poderá ajudar a tirar as dúvidas das meninas e avaliar a situação para tratar de forma correta.

As DSTs, e como elas se manifestam?

Saiba que as Doenças Sexualmente Transmissíveis, como por exemplo as infecções por vírus, a herpes, o HPV, são bastante relevantes. Estas são caracterizadas por verrugas genitais ou ainda pequenas bolhas, alguns tipos de HPV acabam infectando o colo do útero ou a vagina. Para este tipo de situação, existe uma terapia adequada, que precisa ser orientada por especialistas no assunto.

+++ Tudo sobre o Novo FIES 2020.

Confira também: Cartão de Crédito Santander – zero anuidade.

As mamas também podem ficar alteradas

Este processo ocorre quando existe a falta ou o desenvolvimento incompleto das mesmas, além de um crescimento de forma excessiva, entre outras situações. Cada um dos problemas tem uma origem especifica, e em todas as situações o tratamento se for necessário é realizado por uma terapia hormonal. Em situações mais graves, o médico poderá orientar o paciente a uma cirurgia.

Estas são algumas das principais dúvidas abordadas pelas meninas adolescentes que não entendem ainda de algumas informações, e por isso é fundamental que os pais apoiem e orientem os filhos para tirar todas as suas dúvidas sempre que necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima