Dicas Para Melhorar A Memória E A Mente

Com o estresse e a loucura do dia a dia, é comum que cada vez mais pessoas sofram de lapsos de memória por conta de uma mente muito cansada e esgotada. Em contrapartida, a falta de exercício da mente também pode causar esse tipo de dano. Conheça algumas técnicas para manter a memória afiada e a cabeça funcionando.

Técnicas que ajudam a memória e a mente 

– Evite a rotina

Procure fazer algo novo todos os dias, por mais simples que seja, para estimular a memória. Um dos maiores inimigos da nossa habilidade mental é justamente fazer todos os dias exatamente a mesma coisa.

O cérebro acaba por cair em uma armadilha dessa própria rotina, onde em um determinado momento não tem estímulos com os quais é ativado.

Exercícios são uma boa pedida para essa quebra de rotina e ajudam a memória.

– Foco

É preciso focar no agora. Muitas vezes realizamos nossas tarefas pensando em mil coisas ao mesmo tempo, e justamente por isso depois não conseguimos nos lembrar bem de nenhuma delas.

A distração de deixar as ansiedades e preocupações tomarem conta da nossa mente durante o jantar, por exemplo, pode fazer com que esqueçamos de uma boca de fogo acesa ou do gás ligado.

– Caminhe e relaxe

A caminhada comprovadamente ajuda a relaxar a mente. Desligue-se por um momento e medite enquanto exercita o seu corpo. É, além de tudo, um antidepressivo milagroso.

+ Dicas de como fazer as crianças dormirem.

++ Cursos gratuitos oferecidos pelo Senai em 2020.

– Procure afastar os pensamentos obsessivos

Nossa mente tende a produzir ideias destrutivas, especialmente quando estamos em situação de intenso estresse. É importante tentarmos sempre abrir as portas para o bom humor ou lazer para aliviar essa tensão e não cair nessa armadilha mental imposta por nós mesmos sem que percebamos.

– Criatividade

Explore o seu lado criativo para exercitar a memória. Escreva um poema, uma carta, o que for que esteja dentro das suas possibilidades. Expresse-se na dança. Matricule-se em uma aula de teatro.

Absorva a criatividade lendo um livro ou assistindo um filme. Aprenda coisas novas. Não é necessário ter muito tempo sobrando. Se não é possível se matricular em um curso agora, tire vinte minutos para pesquisar na internet sobre algo que você ainda não sabe sobre. Costuma ser um excelente exercício para a mente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima