A Riqueza Cultural Dos Costumes Gaúchos

O Rio Grande do Sul está no Brasil, mas encontramos tantas diferenças e peculiaridades nessa região que fica a impressão de fazermos uma viagem internacional. E não é só o carregado sotaque gaúcho que chama a atenção.

Os gaúchos conservam aspectos que sobrevivem aos tempos modernos e atraem a atenção de turistas. Alguns exemplos são o chimarrão, o churrasco, as danças e vestimentas que ainda são motivo de grande orgulho para todos os gaúchos e podem ser vistas principalmente nos CTGs, Centros de Tradições Gaúchas.

Parece estereótipo, mas não é: os próprios rio-grandenses-do-sul descrevem e assumem que o costume pelos típicos: churrasco e chimarrão é o ponto forte da cidade. Muitos gaúchos não saem de casa sem a sua garrafa térmica com a erva, e em parques da cidade tem bebedouros com água quente para o preparo do chimarrão, que é perfeitamente comum em qualquer lugar. É um motivo de orgulho e alegria a preservação forte da cultura única. Um exemplo disso é que nos CTGs só se pode usar trajes típicos gaúchos: são proibidas as calça jeans, bonés, saias curtas.

Veja também: o que fazer no Rio de Janeiro além das praias?

++ Dicas para melhorar a memória e a mente.

A paixão pela terra também impressiona e é mais costumeira que em demais regiões: é um desafio encontrar um gaúcho que não saiba cantar o hino. Ele, aliás, é tocado geralmente antes do Hino Nacional nos colégios.

Além do chimarrão, o que mais é encontrado no Rio Grande do Sul:

– Frio de rachar durante o inverno, chegando a nevar em algumas cidades.

– Uma serra conservadíssima com arquitetura européia, tendo como exemplo a belíssima cidade de Gramado.

– Uma grande rivalidade futebolística entre os dois maiores times locais: Internacional e Grêmio. Nenhum estabelecimento comercializa produtos da cor vermelha se não houverem produtos da cor azul disponíveis, e vice versa.

– Os doces tradicionais de festa de aniversário, brigadeiro e beijinho, no Rio Grande do Sul são chamados de: negrinho e branquinho.

– Além nas diferenças das palavras, temos palavras unicamente gaúchas: Bah, Tri, Afú. Existe inclusive um Dicionário de Porto Alegrês com o significado de cada uma das expressões.

– O por do sol do Guaíba é considerado um dos mais lindos do Brasil.

– Em Porto Alegre está localizada a rua considerada a mais bonita do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima