A Rica Culinária Tradicional Do Nordeste Brasileiro

O Nordeste é conhecido mundialmente por suas riquíssimas belezas naturais, mas não é só isso: a gastronomia também é famosíssima mundo afora. A expressão “o que é que a baiana tem”, por exemplo, é comumente usada para definir o tempero baiano. Diversas outras cidades nordestinas além da Bahia oferecem receitas peculiares e incomuns a outros Estados, o que chama a atenção dos turistas. Comidas apimentadas e caseiras estão no topo da lista.

A culinária no Nordeste foi influenciada também pela condição geográfica e econômica histórica e também pela influência de nossos colonizadores: os portugueses. As influências indígenas e africanas também vêm muito forte e quase todos os pratos possuem ingredientes de produtos vegetais, muitas vezes tendo sido inclusive cultivados pelos índios. As carnes de gado, peixe e frutos do mal em geral também fazem sucesso.

Outros patos de toda a Região que são característicos incluem a tradicional tapioca, que tinha a fama de ser um prato super calórico, mas essa ideia vem mudando de uns tempos para cá e muitos nutricionistas inclusive tem recomendado o prato no café da manhã – claro que com o recheio e quantidade apropriados. A moqueca, feita com frutos do mar e azeite de dendê, baião de dois (que nada mais é do que arroz e feijão misturados a grandes variedades que costumam incluir queijo coalho e carne seca), acarajé (o famoso bolinho frito recheado de camarões e que pode ser bastante apimentado se você o pedir “quente” no Nordeste.

Veja também: casos inacreditáveis de pacientes que acordaram de um coma.

++ 8 alimento que podem causar cancêr.

O Mugunzá (que é uma receita feita com feijão e milho, podendo ser doce ou salgada) foi considerada como um patrimônio imaterial no ano de 2004, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Não perca mais tempo

Para quem está sem tempo ou com a grana curta para ir até o Nordeste, existem diversos restaurantes e bares especializados em comida típica nordestina espalhados por todas as cidades do país. Treinando a medida dos temperos, é possível até tentar reproduzir as receitas em casa. Na cidade do Rio de Janeiro, pode se encontrar em São Cristóvão a Feira de Tradições Nordestinas, onde toca música típica e tem diversos restaurantes e lojinhas com comidas e bebidas nordestinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima