Muitas pessoas se perguntam por que o Governo Federal disponibiliza benefícios aos cidadãos brasileiros e qual é a finalidade deles.
Os benefícios do Governo Federal são recursos financeiros que são transferidos pela União para as pessoas que participam de algum Programa Social.
Eles atendem milhares e milhares de cidadãos com ideia de melhorar a vida das pessoas de baixa renda. Além disso, os programas sociais tem a missão de incluir essas pessoas dentro da sociedade.
Isso significa que elas têm a possibilidade de ter acesso a estudo, educação, alimentação, saúde, entre outras coisas.
Mas qual é a finalidade desses benefícios?
Em todo o Brasil existem várias áreas onde a condição de vida das pessoas não permite a participação na sociedade com mais abrangência.
Isso significa dizer que elas não têm acesso à saúde, educação, moradia, alimentação, etc. isso faz com que elas, de certa forma, fiquem distantes da oportunidade de uma melhor condição de vida.
A inclusão das pessoas em Programas Sociais passa pela Inscrição do Cadastro Único. Através dele é possível o cadastramento em vários programas.
Todos os programas sociais usam as informações do Cadastro Único para realizar a seleção das pessoas ou famílias que poderão participar de algum programa social, ou seja, é de suma importância a inscrição do Cadastro Único.
Programas Sociais disponibilizados pelo Governo Federal
Confira abaixo os Programas Sociais que é necessário se inscrever no Cadastro Único serve de base para poder participar.
1 – Bolsa Família;
2 – DF sem Miséria;
3 – Bolsa Alfa;
4 – Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS);
5 – Programa Morar Bem;
6 – Isenção da Taxa de Inscrição em Concurso Público Federal;
7 – Isenção da Taxa de Inscrição em Concurso Público Distritais;
8 – Telefone Popular;
9 – Formento as Atividades Produtivas Rurais;
10 – Tarifa Social de Energia Elétrica;
11 – Carteira do Idoso;
12 – Carta Social;
13 – Redução da Contribuição para Fins de Aposentadoria de Dona de Casa;
14 – Programa Identidade Jovem.
Mais sobre o Cadastro Único
Ao todo, 29 benefícios do Governo Federal são disponibilizados para a população de baixa renda. A ideia é inclui-las na sociedade através de politicas públicas.
Mas para ter acesso a esses benefícios, ou melhor, aos Programas Sociais, é necessário estar inscrito no Cadastro Único.
Desde o ano de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal meio do Estado Brasileiro para avaliação de todas as famílias e pessoas que precisam de algum benefício. Isso significa que é obrigatório o cadastramento nele para ter acesso a algum Programa Social.
O andamento do Cadastro Único é feito entre o Governo Federal, estados, municípios e o Distrito Federal.
Veja também:
- Se inscreva agora mesmo no Cadastro Único e tenha os Programas Sociais.
- Bolsa Família 2021 – se inscreva agora mesmo.
A importância dos benefícios na vida das pessoas
O Governo Federal procura atender todas as pessoas de baixa renda através de benefícios. São eles que fazem a vida das pessoas melhorarem.
Podemos citar como exemplo o Minha Casa Minha e o Vida Bolsa Família. Através desses dois programas, milhares de milhares de pessoas, tiveram acesso à moradia, educação e alimentação.
Se você precisa de algum dos benefícios, se inscreva agora mesmo no CADASTRO ÚNICO.