Quer dar entrada no Auxílio- Doença, mas não sabe como enviar o atestado médico sem sair de casa? A seguir vamos mostrar como dar entrada no Auxílio-Doença sem sair de casa e sem precisar da perícia médica do INSS.
Os segurados do INSS podem dar andamento em alguns processos, verificar documentos com mais rapidez e dar entrada no Auxílio-Doença.
Sendo assim, veja como mandar o atestado médico de forma digital pelo site do INSS, pelo portal ou pelo aplicativo do “Meu INSS”.
E quem pode dar entrada no auxílio-doença?
O INSS passou a inovar, ou seja, passou a receber o atestado médico digital desde abril de 2020 de forma digital.
Isso significa que o INSS está atendendo as pessoas que estão esperando a perícia médica para ter o auxílio-doença e está atendendo quem precisa realizar a solicitação.
Contudo, para conseguir o auxílio-doença pelo site do INSS ou pelo aplicativo do celular é necessário fazer alguns passos.
E assim que derem entrada no auxílio-doença, as pessoas terão direito ao valor de R$ 1,045.00, que é o valor do salário mínimo. Esse valor será pago após o atestado médico ser validado. O atestado médico poderá ser enviado eletronicamente para os médicos.
Ah, e de acordo com as informações do INSS, as pessoas que já estão cadastradas no Portal “Meu INSS” terão os processos simplificados. Sendo assim, é necessário apenas enviar o pedido do auxílio-doença e o atestado digitalizado sem precisar de agendamentos prévios.
E como mandar o atestado médico digital?
Passo a passo para enviar o atestado médico digital e dar entrada no auxílio-doença pelo Portal “Meu INSS”.
Ah, esses passos são para as pessoas que já tem login no portal e que já estavam cadastradas.
1 – Acesse o Portal “MEU INSS”;
2 – Clique na opção “Agendar perícia”;
3 – Preencha os dados necessários com bastante atenção e marque a opção “Não sou robô” e continue;
4 – Depois de fazer o login no site marque a opção “Perícia inicial” e em seguida a opção “Selecionar”;
5 – Agora, a opção “Você possui atestado médico” vai aparecer para você. Selecione “Sim” e “Continue” (o solicitante deve estar com o atestado médico em mãos);
6 – Forneça mais algumas informações pedidas no site e clique em “Avançar”;
7 – Agora, a aba de anexos vai aparecer junto com um sinal de + (mais). Ela vai indicar onde o arquivo junto com o atestado médico deverá ser colocado;
8 – Junto com o atestado médico será necessário enviar um documento com foto para identificar a pessoa (requerente);
9 – Em seguida, opção “Anexar” vai aparecer. Agora é necessário clicar em “Abrir” e em “Enviar”;
10 – Depois desse procedimento escolha a agência do INSS que está seu processo ou a agência que esteja mais perto de sua casa e selecione “Avançar”;
11 – Selecione a localidade que você quer receber o auxílio-doença;
12 – Agora, a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” vai aparecer (leia atentamente). Depois de ler, é necessário clicar na caixa em Branco e em seguida clicar na opção “Avançar”;
13 – Pronto. Seu pedido do auxílio-doença foi feito e seu requerimento foi computado;
OBS: não esqueça de imprimir o comprovante que está disponível como última opção no campo “Gerar comprovante”.
Auxílio-doença – outras informações importantes
Outra informação muito importante é que se a pessoa não tiver se cadastrada, basta apenas acessar o portal on-line. O cadastro poderá ser feito o de acordo com as orientações que estão no site.
Mas se a pessoa preferir pode baixar o aplicativo “Meu INSS” no celular. O aplicativo “Meu INSS” está disponível nas lojas virtuais para os dois sistemas de celular: IOS e Android.
Ah, outro ponto também muito importante é que o atestado médico digital só tem validade na junta depois que alguns dados estejam disponíveis. Isso significa que para dar entrada no auxílio-doença é necessário que algumas informações estejam no atestado médico, confira:
- O nome do médico deve estar legível
- Deve ter número do CRM do médico
- Deve ter o código especifico da doença ou CID
- Data especifica e correta a partir do momento da solicitação do atestado
Veja também:
- Aplicativo “Meu INSS”: aposentadorias, consultas e muito mais; confira.
- Veja como conseguir Implante Dentário sem pagar nada pelo SUS.
Auxílio-doença: mais informações
Para ter mais informações sobre o auxílio-doença, você pode acessar o SITE DO INSS ou ligar para o seguinte telefone: 135. Ah, e pelo telefone é possível esclarecer outras dúvidas sobre o auxílio-doença.
Além disso, mais dúvidas sobre o auxílio-doença ou sobre o atestado médico digital podem ser tiradas pelo Aplicativo “Meu INSS”. Ele está disponível gratuitamente para celulares IOS e Android.