CNH Social

Carteira De Motorista Gratuita Para 2021 – Tenha Sua CNH Social

Você sabia que é possível ter a Carteira de Motorista de forma gratuita? Isso mesmo, de forma gratuita. A CNH Social é uma possibilidade disponível pelo Governo para atender as pessoas que não tem condições financeiras de ter uma Carteira de Motorista.

A ideia da CNH Social é atender as pessoas de baixa renda para que elas possam se inserir melhor na sociedade, sendo possível conseguir um emprego ou até melhorar de cargo no emprego atual.

A possibilidade de obter a CNH Social disponível pelo Governo se dá pelo fato de os custos para ter esse documento ser alto. Dessa forma, muitas pessoas não têm condições.

Criamos esse artigo para mostrar como obter a CNH Social e como funciona o processo de solicitação.

O que é a CNH Social?

CNH Social

Bem, todo mundo sabe que os custos para ter acesso a um CNH Social é elevado, inclusive, em alguns estados do Brasil, o custo total dessa operação pode chegar a R$ 1.400.

E sendo uma maneira relativamente nova para ter a Carteira de Motorista Gratuita, a CNH Social foi criado no ano de 2011 visando atender as pessoas de baixa renda. A ideia da CNH Social é inserir essas pessoas de uma melhor maneira na sociedade através de um novo emprego ou até melhorando no cargo atual.

Aliás, muitas pessoas veem a CNH Social como um pedido de ajuda, ou melhor, de socorro.

E quais são os requisitos para solicitar a CNH Social?

Estando disponível para quem não têm condições de arcar com os custos de uma Carteira de Motorista, a CNH Social deve ser solicitado de acordo com os seguintes requisitos:

  • O solicitante deve ter renda de até 2 salários mínimos
  • Deve estar desempregado há pelo menos 1 ano
  • Pessoas que estão matriculadas em escolas públicas e com boa presença nas aulas
  • Pessoas que são portadoras de necessidades especiais
  • Ex – detentos
  • Pessoas que são do campo – agricultores
  • Beneficiários do Bolsa Família
  • Não pode ter cometido infrações no trânsito
  • Trabalhadores da área de transporte que desejam ficar regularizados diante da justiça
  • Deve estar cadastrado no Cadastro Único

E quais são os estados que disponibilizam a CNH Social?

A CNH Social está disponível em alguns estados brasileiros e existe um projeto de lei que está em andamento para que ela possa estar disponível em todo o Brasil.

1 – Bahia

Através da Escola Pública do Detran (EPTRAN).

2 – Amazonas

A solicitação da CNH Social pode ser realizada pelo aplicativo Amazonas na Palma da Mão e pelo site do Detran local.

3 – Espírito Santo

No Espírito Santo a solicitação deve ser realizada no site do Detran local.

4 – Ceará

No Ceará a CNH Social está disponível nas categorias “A e B” para pessoas de baixa renda que tenha idade superior a 18 anos.

5 – Goiás

No Goiás, a CNH Social está disponível em três modalidades: Urbana, Estudantil e Rural. Para saber quando ocorre a seleção é necessário acessar o site do Detran da cidade.

6 – Pernambuco

Para ter a CNH Social no estado de Pernambuco é necessário estar inscrito no Bolsa Família, Chapéu de Palha, pessoas que voltaram do sistema penitenciário, desempregados, socioeducadores da Funese e estudantes do ensino médio e fundamental que são de rede pública.

7 – Paraíba

Na Paraíba para ter acesso a CNH Social é necessário estar cadastrado no Programa Prójovem Brasil ou Brasil Alfabetizado e pessoas que estão voltando do sistema penitenciário, devendo ter cumprido medidas socioeducativas.

É importante salientar que cada estado tem suas regras e critérios para solicitar a CNH Social e o interessado deve consultar todos eles para que tudo ocorra com mais tranquilidade. Além disso, é provável que em pouco tempo, a CNH Social esteja disponível em todo o Brasil.

Modalidades da CNH Social

O interessado que for solicitar a CNH Social deve se encaixar dentro de três modalidades:

1 – Urbana

A CNH Social na modalidade Urbana pede que o solicitante esteja com idade superior a 21 anos, que tenha terminado o ensino médio e que esteja inscrito no Cadastra Único.

2 – Rural

Na modalidade Rural da CNH Social é necessário apresentar a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Deverá ainda estar cadastrado no Cadastro Único e ter idade acima de 21 anos.

3 – Estudantil

A CNH Social na modalidade Estudantil está disponível para quem tem idade entre 18 e 25 anos, devendo ter cursado o ENEM no ano anterior ou no ano que esta em vigor. Além disso, deve ter concluído o ensino médio em escola público.

Veja também:

Acesso a CNH Social

É muito importante que o solicitante fique por dentro de todas as regras para poder solicitar a CNH Social. Dessa forma, todas as exigências necessárias serão atendidas e todo o processo será finalizado mais rápido.

Vale salientar que o Governo está trabalhando para que a CNH Social esteja disponível em todo o Brasil para que possa estar a disposição para as pessoas que precisam desse documento.

Pelo SITE DO SEST SENAT mais informações podem ser consultadas para obter a CNH Social.

CNH Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima