benefícios sociais

Veja Os Benefícios Disponíveis Pelo Governo Para Quem Está Desempregado

Passando por uma crise de saúde e econômica, o Brasil está com mais de 13 milhões de desempregados. Mas o que muitos não sabem é que estando desempregado, existe a possibilidade de ter acesso algum dos benefícios do Governo Federal.

Para que você entenda melhor essa situação, esse artigo de fácil entendimento está à disposição.

De acordo com o IBGE, o Brasil possui nos dias atuais mais de 13 milhões de desempregados. Essa quantidade de desempregados foi causada pela crise de saúde e econômica.

E além disso, muitas pessoas estão fazendo o famoso “bico”, ou melhor, vivendo de trabalhos informais. Esse modelo de trabalho tem ajudado as pessoas a manter as obrigações de casa.

E muita gente além de trabalhar informalmente, busca algum tipo de benefício do Governo Federal para complementar a renda. Contudo, mesmo se encontrando nessa situação, muitas pessoas não sabem que a possibilidade de ter um dos benefícios do Governo está disponível e mesmo quem está desempregado, também não conhece essa informação.

Estou desempregado, o que tenho direito?

benefícios sociais

A primeira coisa a ser dita é que desemprego significa que o trabalhador está sem trabalhar informalmente ou sem direitos na CLT (Carteira de Trabalho).

O desemprego é uma situação ruim para o trabalhador, para o Governo e para a sociedade. Dessa forma, quando essa situação é alarmante ou desesperadora, o Governo fornece alguns benefícios visando atender essas pessoas. Além disso, ele também divulga alguns benefícios existentes.

O primeiro passo para acessar algum Programa Social ou algum benefício do Governo é necessário se inscrever no Cadastro Único e ter ainda o Cartão Cidadão.

E o que é Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é um dos cartões mais importantes disponíveis para as pessoas. Através dele é possível acessar Programas Sociais ou benefícios do Governo Federal.

Confira alguns benefícios do Cartão Cidadão:

  • FGTS
  • Bolsa Família
  • Abono Salarial
  • Seguro Desemprego
  • PIS/Pasep
  • Entre outros

Outra coisa importante é que o Cartão Cidadão é fornecido pela Caixa Econômica para os trabalhadores. Sendo assim, saques podem ser realizados em alguma agência da Caixa.

Além disso, o Cartão Cidadão deve ser usado por qualquer pessoa que tenha direito a algum benefício do Governo Federal.

E como solicitar o Cartão Cidadão?

Para solicitar o Cartão Cidadão e acessar algum benefício do Governo, a pessoa deve fazer os seguintes passos:

  • Telefonar para Caixa Econômica
  • Deve ter o NIS (Número de Inscrição Social) ou NIT (Número de Inscrição do Trabalhador)
  • Cadastrar na Caixa todos os dados pessoais corretamente
  • Se dirigir até uma agência Caixa para solicitar
  • Se ligar, esperar para ser atendido. Muitas pessoas também podem estar pedindo
  • Estar com o número do PIS nas mãos
  • Deve-se conferir todos os documentos necessários: RG, CPF, carteira de trabalho, certidão de casamento ou nascimento
  • Comprovante de endereço: água, luz, telefone da residência ou IPTU

Cadastro Único

Pelo Cadastro Único, famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa e famílias com renda total de até três salários mínimos, tem acesso a algum benefício do Governo.

É obrigatório ainda estar inscrito no Cadastro Único para ter algum Programa Social ou algum benefício do Governo. Essas opções são validas para quem está desempregado.

E desempregado tem direito Auxílio Moradia?

O programa Auxílio Moradia está disponível para quem perdeu a casa por causa de algum desastre natural, como: incêndios, desabamentos, entre outros. O Auxílio Moradia também está disponível para quem perdeu o imóvel e teve que deixa-lo.

É importante entender ainda que o Auxílio Moradia é um benefício temporário e o tempo de recebimento é definido de acordo com cada munícipio. Vale salientar que a moradia é um dos direitos garantidos pela Constituição Federal. Sendo assim, os municípios tem respaldo para fornecer esse benefício para famílias.

Outra informação importante é que não são todos os estados que fornecem Auxílio Moradia, ou seja, é de suma importância confirmar e verificar com a prefeitura do município e com o Governo do estado que cada pessoa mora.

Veja também:

Como receber Benefícios Sociais se estou desempregado?

Algumas cidades disponibilizam até cursos remunerados para pessoas que estão desempregadas. E para ter acesso a essa informação, é necessário realizar uma consulta com a assistência social de sua cidade ou na própria prefeitura.

  • Procure o CRAS de sua cidade e faça o cadastro;
  • Leve os documentos necessários para fazer o primeiro cadastro: CPF e Titulo de Eleitor da pessoa responsável pela família;
  • Leve o documento de cada membro familiar: RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho, comprovante de residência e o Cartão Cidadão.

Vale salientar que depois de fazer o primeiro cadastro, outros documentos também poderão ser solicitados.

Após fazer o cadastro, sua família poderá ter algum benefício do Governo, inclusive, as pessoas que estão sem emprego.

Acesse o SITE DA CAIXA para mais informações ou ligue.

  • 0800 726 0101 – SAC.
  • 0800 725 7474 – Ouvidoria.

benefícios sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima